You are here

5 formas de aproveitar ao máximo o tempo de deslocação para o trabalho

 

5 formas de aproveitar ao máximo o tempo de deslocação para o trabalho

Tempo de deslocação. É uma experiência comum a todos os profissionais. Alguns com mais sorte que outros têm deslocações mais curtas (Portugal tem das deslocações mais curtas da Europa),  enquanto outros têm períodos mais longos (a Turquia, por exemplo, apresenta uma média de 48 minutos).  De um modo geral, 39% dos Europeus perde mais do que 45 minutos nos seus transportes. Este é um número significativo de pessoas que dedicam muito do seu tempo diário às deslocações casa-trabalho-casa. Aproximadamente 3.75 dias por mês são usados em deslocações de e para o escritório.

Sabe a teoria de que levamos 30 dias a criar um hábito? Matt Cutts, um engenheiro da Google, comenta que se existe alguma coisa que queira mesmo fazer, mas que nunca fez, deve experimentar  fazê-la durante 30 dias. Depois desses 30 dias, terá já formado um hábito, que fará parte da sua natureza. Para aumentar a sua produtividade, apresentamos 5 formas de aproveitar ao máximo o tempo de transportes:

 

  1. Aprenda uma Língua

Com 45 minutos em cada viagem, tem muito tempo para ouvir um audiobook ou um podcast numa língua estrangeira. Utilizando esse tempo de deslocação para aprender um idioma, adquirirá uma vantagem competitiva, podendo indicar este conhecimento no seu CV, o que o ajudará na sua carreira futura. Dizem que demoramos 600 horas para aprender uma língua. Assim,  conseguirá adquirir bons conhecimentos de francês em 400 dias ou 24 semanas!

 

  1. Utilize o tempo para trabalhar

Para algumas pessoas, os 45 minutes de deslocação são uma ótima forma de completar algumas tarefas do trabalho. 39% dos Europeus demora 45 minutos a chegar ao escritório mas apenas metade utiliza esse tempo para realizar algumas tarefas. Os  países em que os profissionais mais utilizam o tempo de transportes para trabalhar são a Turquia (68%), Itália (60%) e Suíça (60%). Este tempo só para si significa que não há interrupções no escritório, telefonemas ou reuniões. É a altura perfeita para otimizar tempo e conseguir finalizar algumas tarefas mais pequenas.

 

  1. Apagar a inbox

Emails, emails, emails. Por vezes as nossas caixas de correio estão constantemente cheias ou sempre a receber novos emails. Começar a trabalhar com uma grande quantidade de emails não lidos significa que o seu dia já começa pouco produtivo. Utilize o período de deslocação para rever os emails. Desta forma, não terá de os ler sob pressão quando chegar ao escritório. Aplicações como Unroll.me são ótimos exemplos de apps que o ajudam a limpar a sua inbox rápida e eficazmente. É uma ótima solução para quando o comboio está atrasado.

 

  1.  Melhore o seu pensamento criativo

45 minutos ida e volta significa que tem, no total, 90 minutos para tornar esse tempo num momento criativo.  Isto pode significar: ouvir as conversas dos outros, olhar pela janela, tirar notas, olhar para o que os outros passageiros estão a ler…todas estas actividades servem para encontrar inspiração que o pode ajudar no trabalho.

 

  1. Invista numa Bicicleta

De acordo com o Time Magazine, a deslocação diária pode prejudicar a sua saúde, criando aumento dos níveis de açúcar no sangue, colesterol alto, ansiedade, diminuição de felicidade e de qualidade de vida. As pessoas que vão de bicicleta para o trabalho tendem a ter um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional e menos stress. O exercício diário tem um impacto positivo na saúde, com o aumento de fornecimento de energia para o cérebro, o combate a infeções e muito mais (de acordo com o Bike Radar realizado no início de 2016). Estas são boas razões para investir numa bicicleta e começar levá-la para o trabalho.

Está cansado do tempo que demora a chegar ao trabalho e desejoso de começar um novo desafio? Envie-nos o seu CV.