You are here

Construir equipas eficientes

Uma equipa só é forte quando os indivíduos trabalham bem em conjunto, pelo que a construção de uma equipa eficiente é uma tarefa essencial para a direção. Muitos projetos apenas têm sucesso quando os profissionais colaboram efetivamente. A formação de uma equipa eficiente assegura os melhores resultados para uma empresa, assim como colaboradores felizes e motivados dedicados ao sucesso da organização.

Preparação

A preparação é um dos aspetos mais importantes do desenvolvimento da equipa. Definir claramente os objetivos da equipa com antecedência torna mais fácil aos indivíduos funcionarem como um só. A equipa necessita de funções claramente definidas e de compreender quais as tarefas que deve realizar. Uma vez concluída esta etapa, podem ser atribuídas tarefas específicas aos indivíduos mais adequados e qualificados para cada função. Quando a equipa tem objetivos claros e mensuráveis desde o começo, mais fácil é para ela ser bem-sucedida.

Construção da equipa

Muita coisa depende da forma como os membros da equipa trabalham em conjunto. Alguns grupos têm uma pessoa que é responsável por tomar decisões; noutros, cada pessoa tem uma palavra na forma como o seu trabalho coletivo é gerido. Todos devem ter volumes de trabalho iguais para realizar. A direção também deve avaliar continuamente o progresso global e a capacidade continuada dos membros para trabalharem em conjunto. Através do agendamento de uma reunião uma vez por semana, todos são mantidos a par do progresso e também de quaisquer problemas que possam surgir. O líder da equipa deve estar sempre atento à forma como os membros da equipa se inter-relacionam.

A motivação é essencial

Até a equipa mais funcional pode melhorar a sua produtividade desde que cada membro esteja devidamente motivado. A coesão aumenta quando uma equipa recebe desafios que fazem os seus membros comunicar e trabalhar em conjunto. Um líder de equipa pode consegui-lo através do desenvolvimento de novos projetos ou planeando eventos que fomentem o espírito de equipa, como por exemplo viagens. O líder também pode fortalecer a equipa elogiando um trabalho individual ou coletivo e reconhecendo as suas realizações. Com equipas bem organizadas, a direção pode posicionar melhor a empresa para alcançar o sucesso futuro.