You are here

Alinhar os colaboradores com os objetivos empresariais

É crucial para a direção criar um plano de negócios e definir objetivos para a empresa. Estas tarefas ocupam geralmente muito tempo e são acompanhadas por novos desafios para a organização. Um desses desafios consiste em alinhar as competências dos seus colaboradores com o plano de negócios da empresa. A longo prazo, compensa investir em colaboradores qualificados, ajudando-os a desenvolver as suas competências a fim de alcançar objetivos empresariais globais. Cada membro da equipa deve sentir que contribui para o sucesso global da organização. Este sentimento aumenta a sua capacidade para se identificar com os objetivos da empresa e motiva os colaboradores para continuarem a perseguir estes objetivos.

Analisar a situação e as suas estratégias empresariais

Depois de definir claramente objetivos empresariais para o futuro a curto e longo prazo, a direção pode determinar a forma de alinhar as competências dos seus colaboradores com os requisitos dos objetivos empresariais. Avalie os seus colaboradores e decida quais deles possuem as habilitações necessárias para alcançar objetivos específicos. Chegar a um consenso com cada membro da equipa ajuda-o a sentir que é vital para o processo. A identificação das pessoas cujas competências devem ser apoiadas permite à direção determinar se deve ou não procurar novos colaboradores para melhorar a equipa.

Acordar objetivos e motivar colaboradores

Uma vez alcançado um acordo coletivo sobre os objetivos empresariais, os chefes de departamento devem promover os talentos da equipa de modo a ficarem bem posicionados para alcançar os objetivos da empresa. Isto requer uma avaliação realista dos colaboradores e das respetivas capacidades individuais. Se alguns colaboradores serviriam melhor os seus objetivos empresariais em cargos diferentes, então devem ser feitas as alterações necessárias no seio da estrutura da empresa. Incentive sempre os colaboradores a melhorar e reciclar as suas habilitações. Devem ser apoiados no desenvolvimento de novas competências em áreas importantes para o sucesso da empresa. Oferecer o acesso a programas de formação é uma excelente forma de ajudar os colaboradores a cumprirem com os seus objetivos. Ao reforçarem as suas capacidades, irão contribuir ainda mais para o sucesso da empresa. Lembre-se também de que pode sempre contratar novos colaboradores para complementar a equipa existente. Desta forma, a capacidade de uma equipa para alcançar os objetivos da empresa é garantida.