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Criar uma descrição de funções eficaz

Uma equipa de colaboradores excecionais é o alicerce de qualquer empresa de sucesso. Quando uma função fica disponível, torna-se obrigatório encontrar a pessoa perfeita para a desempenhar. O primeiro passo consiste em criar uma descrição de funções que atraia exatamente quem pretende. Neste mercado competitivo, é essencial ser específico e detalhado na sua oferta de emprego.

Apresente a sua empresa

Para atrair um profissional, deve apresentar a sua empresa e a filosofia empresarial. Dê aos candidatos potenciais uma ideia do negócio e ambiente de trabalho da organização. Inclua uma definição da missão e descreva-a. Seja direto(a), único(a) e honesto(a).

Descreva o projeto

Depois de dar ao candidato uma ideia de como é a sua empresa, explique o projeto para o qual está a recrutar. Um anúncio atrativo deve indicar a localização, o título da função e as responsabilidades básicas. Ao elaborar uma descrição de funções, a linguagem utilizada deve ser clara e evitar quaisquer abreviaturas confusas. A utilização de frases específicas do negócio atrairá aqueles que realmente reúnem as condições necessárias. A descrição deve fornecer informações suficientes sobre as principais responsabilidades do projeto. Os consultores da Michael Page podem prestar-lhe aconselhamento para conseguir criar a descrição adequada.

Resuma os requisitos da função

Poupe tempo e esforço a si próprio(a); apresente especificações claras sobre os requisitos mínimos na sua descrição de emprego. Indique todos os requisitos mínimos académicos e profissionais, bem como quaisquer habilitações ou competências que o futuro colaborador deve apresentar. Contudo, deve respeitar todas as normas não discriminatórias relativas, por exemplo, à idade ou nacionalidade. Uma descrição exata de funções excluirá centenas de candidatos logo à partida e irá poupar-lhe a leitura dos CV de candidatos cujo perfil não se adequa à função.

Indique os benefícios

Desde o início do processo de recrutamento, informe os potenciais candidatos acerca do tipo de benefícios que podem esperar. É útil para quem procura emprego saber o nível de compensação e as condições de trabalho com que pode contar. Se a sua empresa tem programas de incentivos ou de formação adicionais, mencione-os igualmente.

Recorra a um especialista

Otimize a sua descrição de funções aconselhando-se junto de profissionais que sabem quais são as competências e os conhecimentos necessários, como gestores ou colaboradores em funções semelhantes. Um consultor de recrutamento também pode garantir que o anúncio é claro e eficaz. Os especialistas da Michael Page redigem descrições de emprego específicas diariamente para garantir que os seus clientes atraem os melhores candidatos qualificados.