You are here

Negociar o seu salário

Quando inicia uma negociação salarial, deve ter uma expetativa realista e específica baseada nas suas competências, na sua experiência e no padrão atual do mercado. O conhecimento traz confiança; leia as nossas sugestões a fim de obter o conhecimento de que necessita para negociar com êxito o seu pacote salarial.

Pesquise a empresa e a função

Saber em que tipo de situação financeira a empresa se encontra dá-lhe uma ideia melhor e mais realista do que pode esperar. Uma empresa que enfrente dificuldades económicas ou que esteja agora a começar a sua atividade simplesmente não consegue oferecer aos novos colaboradores o mesmo salário do que uma empresa próspera. Deve igualmente descobrir quanto recebem os colaboradores em funções semelhantes no seio da empresa, bem como noutras organizações. É crucial saber quanto valem as suas funções antes de entrar em negociações salariais.

Reflita no que necessita

Faça uma avaliação completa de quais são os seus requisitos financeiros pessoais. Considere o custo de vida, os padrões atuais do mercado, a sua formação e experiência. Com base nesta análise, pode estabelecer um mínimo aceitável, bem como um salário ideal. Estes números revelar-se-ão úteis durante as negociações. Lembre-se: colocar a fasquia demasiado baixo revela falta de confiança e conhecimento. Comece a negociação com o seu requisito salarial pretendido e não aceite nada abaixo do seu valor mínimo.

Considere os benefícios e incentivos adicionais

Há muitas regalias e benefícios que um empregador pode oferecer além de um salário fixo. Pense nos incentivos não monetários que gostaria de aceitar. Apoio para formação, horário flexível, viatura da empresa, mais tempo de férias, um gabinete com vista e uma oportunidade genuína de progressão são apenas alguns exemplos.

O sentido de oportunidade é importante

É aconselhável deixar que o potencial empregador aborde primeiro a questão do salário. Se lhe perguntarem quais são as suas expetativas salariais durante uma entrevista, responda ao seu entrevistador que gostaria de saber mais sobre a função antes de responder. Depois de o emprego lhe ter sido oferecido oficialmente, está em melhor posição para realmente discutir o salário.

Negocie com firmeza, mas justiça

Se fez a sua pesquisa e sabe o que quer e quanto vale, deve negociar um salário justo. Mantenha-se realista e com o seu futuro empregador. Faça a negociação com confiança e mostre ao seu empregador que fez uma escolha sábia.