You are here

A importância do networking para a sua carreira

A sua rede de contactos pode ser vital para o seu sucesso profissional. Uma rede forte e expansiva dá-lhe uma visão aprofundada das tendências, assim como informações privilegiadas sobre ofertas de emprego e movimentações no seio da empresa. Atualmente, com as redes sociais, é mais fácil do que nunca aperfeiçoar as relações existentes, assim como estabelecer novos contactos. A ligação em rede nunca foi tão essencial. Continue a ler para descobrir algumas das vantagens de uma rede profissional sólida, bem como sugestões acerca de como construí-la e mantê-la.

O conhecimento é poder

Se procura um novo emprego, a importância de uma rede de contactos forte é enorme. Talvez alguém na sua rede conheça uma oferta de emprego antes de ser anunciada ou inclusivamente conheça o gestor de RH e possa dar uma palavra a seu favor. Com o mercado de emprego tão competitivo, nunca prejudica ter alguém que sabe o que se passa; quantas mais pessoas conhecer, maiores serão as suas probabilidades de descobrir as informações primeiro.

Um círculo de confiança

Uma rede bem-sucedida deve ser equilibrada, o que significa que deve dar e receber em igual medida. Se pedir a ajuda de alguém ou utilizar um contacto em seu proveito, certifique-se de que está pronto(a) para retribuir quando lhe for pedido. Isto exige confiança de ambas as partes, por isso associe-se a pessoas em cuja reputação e ética acredite. É muito provável que sintam o mesmo a seu respeito.

Recolha opiniões e sugestões valiosas

As redes sociais são uma excelente forma de encontrar outras pessoas que partilham os seus interesses. Com tantas plataformas e fóruns online existentes atualmente, pode conversar com profissionais que pensam da mesma maneira e beneficiar das suas experiências e conhecimentos. Pergunte e responda a perguntas para criar um diálogo e cimentar a confiança. Nunca se sabe: uma dessas conversas pode conduzir ao seu próximo emprego.

Cuide da sua rede

Não é suficiente ter apenas alguém na sua lista de correio eletrónico ou ter essa pessoa como contacto no LinkedIn; uma rede funcional verdadeira exige manutenção. Envie aos seus contactos atualizações personalizadas periodicamente. Ofereça a sua ajuda, se puder. Encontrem-se para um café para por a conversa em dia. Dedicar um pequeno esforço pode conseguir muita coisa. Além disso, não tenha medo de pedir ajuda. Escolheu ter estas pessoas na sua rede por algum motivo.