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Desenvolver competências transferíveis

Quando os gestores de RH avaliam potenciais colaboradores, observam não só as suas habilitações profissionais, mas também as soft skills. As chamadas soft skills são competências que incrementam a flexibilidade de um candidato e aplicam-se a uma grande variedade de setores. A comunicação, a simpatia e as competências sociais são apenas alguns exemplos. Trabalhar nestas competências aumenta o interesse de potenciais empregadores em si, independentemente do setor no qual pretende trabalhar, pois ajudam a garantir um ambiente de trabalho agradável e coeso.

Trabalhar em equipa

A capacidade para trabalhar em equipa é indispensável onde quer que trabalhe. Ser um team player melhora a eficiência de toda a equipa e a capacidade da mesma para trabalhar em conjunto para resolver problemas. De facto, esta é uma das principais soft skills que os potenciais empregadores procuram em futuros colaboradores.

Ser organizado(a)

Consegue planear o seu horário de trabalho de forma a fazer o melhor uso do seu tempo? Independentemente de esta ser uma competência que está a aprender ou a melhorar, a capacidade para organizar o seu horário e o horário da sua equipa melhorará significativamente as suas probabilidades de lhe ser oferecido um emprego. Afinal de contas, ser capaz de priorizar significa que irá realizar precisamente a tarefa que é mais importante para a equipa na empresa.

A comunicação é essencial

Consegue transmitir os seus pensamentos aos seus colegas de uma forma que eles consigam compreender? Consegue criar empatia com os seus supervisores e colaboradores? É sensível a estímulos sociais? Ser capaz de se expressar e ouvir os outros é essencial tanto no seio de uma empresa como para trabalhar com clientes. Ao trabalhar na sua capacidade para comunicar, terá certamente vantagem sobre a concorrência durante o processo de candidatura.

Diga o que pensa

Outro aspeto da comunicação é a sua capacidade para se afirmar no local de trabalho, em particular se ocupa um cargo de gestão. As suas ideias e soluções apenas conseguem gerar um bom feedback se for capaz de expressá-las de uma forma cordial, porém assertiva. Isto, aliado a uma capacidade para assumir a responsabilidade pelas suas ideias e aceitar o resultado final, irá facilitar a sua pesquisa por emprego e permitir-lhe evoluir na sua empresa, se for esse o seu desejo.

Pensamento analítico

Outra soft skill importante é a capacidade para pensar analiticamente. Adotar o ponto de vista de um objetivo ajuda-o(a) a separar os problemas e a descartar métodos ineficazes. Trabalhe nesta soft skill a fim de aumentar ainda mais a sua atratividade para os seus empregadores; se aceitar um cargo diretivo, a sua equipa apreciará enormemente a sua capacidade para avaliar de forma desapaixonada qualquer situação.