You are here

Preparar-se para uma entrevista

Parabéns, foi convidado(a) para uma entrevista! Isto significa que a sua carta de apresentação e o seu CV deixaram uma boa impressão e os recrutadores e gestores de RH querem saber mais a seu respeito. Para muitas pessoas, uma entrevista de emprego é uma experiência desgastante. A chave para vencer os nervos e conseguir uma entrevista bem-sucedida reside na preparação. Leia os nossos conselhos para aumentar as suas hipóteses de sucesso.

Conheça a empresa

Deve certificar-se antecipadamente de que tem o máximo de informação possível sobre a empresa a que se está a candidatar. Esta informação não só o(a) ajuda a avaliar melhor se os seus valores estão em sintonia com os da organização, como também permite ao entrevistador saber que as suas intenções são sérias. Visite o webiste da empresa, examine os relatórios anuais e procure ler as newsletters. Familiarize-se com a sua estrutura interna, os objetivos a longo prazo e a filosofia. Informe-se a respeito de quaisquer notícias relativas à empresa ou ao setor e utilize as redes sociais para ver que tipo de imagem a empresa pretende mostrar. Quanto mais informações encontrar, melhor preparado(a) estará.

Reveja a descrição da função

Examine atentamente a descrição da função. Pode compreender facilmente que tipo de perguntas lhe serão feitas com base no anúncio de emprego. Poderá verificar igualmente que a descrição da função lhe levanta algumas dúvidas. Prepare algumas perguntas e faça-as na entrevista. Relembre a si próprio(a) o motivo pelo qual se candidatou em primeiro lugar e utilize essa informação durante a entrevista. Volte a examinar atentamente o seu CV e a carta de apresentação; a empresa convidou-o(a) por uma razão, por isso certifique-se de que sabe quais são os seus maiores pontos fortes.

Pratique o que irá dizer

Pesquise quais são as perguntas de entrevista mais comuns e em seguida ensaie as suas respostas. Integre exemplos da sua própria experiência que mostrem porque é a pessoa certa para a função. Se houverem quaisquer histórias ou pontos específicos que gostaria de referir, anote-os e em seguida veja como pode integrá-los nas respostas. Peça a um amigo para preparar e praticar consigo para aumentar a sua confiança.

Lembre-se de que foi convidado(a) por uma razão

Nenhuma empresa convida um candidato para uma entrevista se não estiver genuinamente interessada nele. Lembre-se disto durante a entrevista: irá ajudá-lo(a) a manter-se confiante.