You are here

Melhorar as suas técnicas de entrevista

As técnicas de entrevista são uma competência crucial que terá de dominar se quiser tirar o máximo partido do seu talento e conseguir ser contratado(a) para o projeto a que se candidatou.

Depois de ser chamado(a) para uma entrevista, pode estar confiante de que, no papel, corresponde às expectativas. Agora está na altura de impressionar em pessoa.

Eis algumas sugestões de entrevista essenciais para ajudá-lo(a) durante o processo

  • Pesquise minuciosamente a empresa através do respetivo website, de notícias relevantes, do LinkedIn, de blogues e de fóruns online. Esta pesquisa irá permitir-lhe falar de forma convincente sobre a empresa.
     
  • Familiarize-se com as especificações da função e estude muito bem o seu CV. Durante a entrevista, deve tentar mostrar de que forma a sua experiência anterior o(a) torna elegível para a função.
     
  • As primeiras impressões contam, por isso vista-se de forma elegante, chegue a horas, dê um aperto de mão caloroso e não se esqueça de estabelecer contacto visual regular ao falar, mas sem olhar fixamente.
     
  • Esteja preparado(a) para perguntas que tentam avaliar as suas competências. Estas funcionam segundo o princípio de que o desempenho passado é o melhor previsor do desempenho futuro. Como tal, utilize exemplos que ilustram o bom trabalho que fez anteriormente.
     
  • Procure projetar um ar de credibilidade durante a entrevista. Estabeleça uma relação com o entrevistador, ouça as perguntas, tente encontrar áreas profissionais em comum e recorra a histórias que demonstrem as suas melhores qualidades.
     
  • Seja afável com todas as pessoas que encontra desde a rececionista até ao entrevistador, mas não tenha receio de dizer o que pensa, se lhe for pedido.
     
  • No fim da entrevista, certifique-se de que sabe como o processo irá evoluir. É importante transmitir entusiasmo e simpatia mesmo no fim de uma entrevista muito exigente.