You are here

Cause boa impressão na próxima entrevista de emprego

As suas credenciais no papel são suficientes para lhe conseguir uma entrevista, mas é a impressão que causa durante essa entrevista que decide se o emprego será seu ou não. Como diz o ditado, "Nunca se tem uma segunda oportunidade para causar uma primeira impressão". Siga as nossas sugestões, indicadas abaixo, para garantir que deixa uma impressão forte, duradoura e positiva não apenas nas entrevistas, como também em reuniões e no dia a dia da vida empresarial.

Seja pontual e esteja preparado(a)

Ser pontual para uma entrevista ou reunião é absolutamente indispensável. Poucas coisas podem causar pior impressão do que chegar atrasado(a). Procure chegar 10-15 minutos antes da hora marcada. Planeie previamente ao pormenor o seu trajeto e conte com possíveis atrasos. Certifique-se igualmente de que tem todos os documentos e formulários necessários. Mesmo que já tenha enviado o seu CV por correio eletrónico, leve-o consigo para a entrevista. Além disso, tome nota do nome da pessoa ou pessoas com quem se irá reunir.

Preste atenção ao vestuário recomendado

O que veste para uma entrevista desempenha um grande papel na forma como é observado(a). O seu aspeto não é apenas seu; se for contratado(a), também irá representar a empresa para a qual trabalha e deve ter este facto em consideração. Dedique algum tempo a descobrir como é o vestuário recomendado da empresa. Se não tiver a certeza, escolha algo mais conservador.

Comece em força

Comece a entrevista com um sorriso genuíno e um aperto de mão firme. Cumprimente o seu entrevistador pelo nome, diga-lhe o seu e estabeleça contacto visual logo desde o começo. Entre na sala com confiança e mantenha uma postura correta. Irradie confiança e lembre-se: o entrevistador também quer que este processo corra bem.

Verifique a sua linguagem corporal e o tom de voz

Durante a entrevista ou reunião, mantenha-se positivo(a) no tom de voz e na postura. Sente-se direito(a), incline-se para a frente quando falarem consigo e estabeleça contacto visual frequentemente. Fale com entusiasmo e confiança. Evite um riso nervoso e mantenha as suas respostas concisas e relevantes para o assunto ou pergunta.

Uma despedida amável e seguimento

A forma como termina a entrevista é tão importante como a forma como a começou. Cause uma impressão duradoura com outro aperto de mão firme e um "obrigado(a)" genuíno. O seguimento da entrevista demonstra ambição por isso, um dia ou dois depois da entrevista, escreva um e-mail cordial e breve ao seu entrevistador. Neste e-mail pode uma vez mais manifestar o seu agradecimento, assim como reiterar o seu interesse no cargo.