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Sugestões para evoluir para um cargo diretivo

A mudança para um cargo diretivo está repleta de novos desafios e responsabilidades. Estas novas expetativas podem ser um pouco intimidantes para quem se vê confrontado com elas pela primeira vez. A preparação, uma mente aberta e vontade de aprender são as chaves do seu sucesso. Continue a ler para descobrir algumas sugestões que ajudam a tornar a sua evolução para um cargo diretivo tranquila e fácil.

Saiba o que é esperado de si

Desde o início, é importante que saiba o que é exigido de si no seu novo cargo diretivo. Deve, por exemplo, ser capaz de determinar o nível de prioridade de várias tarefas e objetivos. Deve também avaliar que problemas exigem atenção imediata e quais podem ser tratados mais tarde. Um bom gestor é capaz de identificar riscos potenciais e lidar com eles em conformidade. Acima de tudo, ter competências de comunicação fortes é vital para uma carreira de sucesso na direção. Mencione sempre claramente o que precisa, assim como o que espera dos seus colaboradores.

Desenvolva as suas competências

A capacidade para motivar colaboradores e para resolver problemas rápida e eficazmente são apenas duas das muitas competências de que irá necessitar no seu cargo diretivo. A maioria das empresas oferece sessões de preparação privadas e cursos especializados para ajudar os gestores a desenvolverem e melhorarem o seu conjunto de competências. Há também muitos recursos online para quem procura aprender mais. Sessões de formação interativa, websites e fóruns dedicados a assuntos diretivos são apenas algumas das opções. Fale com outros gestores e aprenda com as suas experiências. Também ajuda pensar em anteriores gestores que admira e copiá-los. Em que foi que o(a) inspiraram? Aprender mais irá ajudá-lo(a) a desenvolver não só as suas competências, como também o seu próprio estilo diretivo único.

Aprenda a delegar e a liderar

Um gestor eficiente é a força dinâmica por trás de um departamento ou divisão. Agora, é o treinador, em vez de um jogador na sua equipa. Enquanto gestor, a sua capacidade para delegar tarefas de forma justa e eficiente é essencial. Saiba quais são os pontos fortes e fracos dos seus colaboradores e atribua tarefas em conformidade. Enquanto líder de uma equipa, deve ser capaz de comunicar claramente a sua definição de sucesso e inspirar todos a darem o seu melhor. Crie também um ambiente acolhedor e atrativo. Cada membro da sua equipa necessita de sentir que é valorizado e de confiança para poder crescer e alcançar objetivos tanto individual como coletivamente.