You are here

Mudar o seu trajeto de carreira

Gostaria de desenvolver um novo plano de carreira? Quer pretenda mudar de emprego e funções ou mudar para um novo setor, são muitos os aspetos a considerar. Por isso, antes de entregar o seu pré-aviso, poderá ser útil explorar os passos que pode dar rumo a uma transição de carreira enquanto está no seu atual emprego.

Voluntariado e trabalho temporário

Uma forma de ganhar experiência no setor onde gostaria de trabalhar é realizar ações de voluntariado nos seus tempos livres. Se não conseguir encontrar projetos que aceitem voluntários, considere encontrar um trabalho a tempo parcial ou temporário. A vantagem de ganhar experiência antes de se candidatar a um emprego é que lhe oferece conhecimento prévio para determinar se gostará de trabalhar no setor, além de que o(a) tornará um candidato mais apetecível para potenciais empregadores. Outra alternativa consiste em participar num estágio. Nem sempre são remunerados, mas, pela sua própria natureza, baseiam-se na aprendizagem.

Formação adicional

Nem todas as mudanças de carreira são uma transição tranquila. Mesmo que tenha progredido no seu emprego atual, poderá mesmo assim estar subqualificado(a) para outro emprego, em particular se mudar de setor. Para alcançar o nível profissional certo, poderá ter de optar pelo seu desenvolvimento fora do trabalho através da realização de formação.

Competências transferíveis

A experiência e a visão aprofundada que acumulou no exercício das suas funções atuais não se perderão se decidir mudar de carreira. Muitas competências são "transferíveis", como a capacidade para delegar tarefas ou realizar apresentações, pelo que podem ser utilizadas em muitas funções e em muitas organizações. Evidentemente, se passou muito tempo a desenvolver um conjunto de competências muito específicas, poderá descobrir que, ao mudar de carreira, já não necessitará dessas competências.

Networking

Se utilizou o networking ativamente ao longo da sua carreira, poderá descobrir que, quando decidir fazer uma mudança, estará bem posicionado(a) para procurar aconselhamento junto dos seus contactos. Se construiu relações com pessoas que já trabalham no setor para o qual pretende mudar, utilize-as para obter informações e fazer apresentações.

No entanto, há alguns riscos envolvidos numa mudança do trajeto de carreira, pelo que deve considerar os seguintes aspetos:

  • No seu nível atual, a mudança poderá implicar um salário mais baixo ou a necessidade de formação.
     
  • Se necessitar de formação extra, e a menos que uma organização esteja disposta a financiá-la, poderá ter de investir num curso enquanto estiver sem trabalhar.
     
  • Poderá perder o contacto com colegas atuais; pode ser difícil fazer novos amigos num novo local de trabalho e é um processo moroso manter relacionamentos com pessoas de organizações atuais e anteriores.
     
  • Enquanto recém-chegado(a), terá de provar o seu valor aos seus novos empregadores: mesmo que consigam ver no seu CV a sua experiência anterior, não tiveram ainda oportunidade de avaliar o seu trabalho.
     
  • Uma nova organização poderá não lhe oferecer as mesmas oportunidades de progressão que o seu emprego atual, como tal pesquise primeiro esta questão.