You are here

Carreira: dar um passo na direção certa

São muitos os motivos que levam as pessoas a decidirem-se por uma mudança na sua carreira. Talvez estejam insatisfeitas com o seu ambiente de trabalho ou se sintam pouco valorizadas e subestimadas. Algumas poderão querer mudar de direção, enquanto para outras é a sua vida profissional que exige algo diferente. Seja o que for que o(a) motiva a fazer uma mudança, comece com o pé direito com as nossas sugestões.

Em primeiro lugar: está pronto(a) para uma mudança?

O primeiro passo ao fazer uma mudança é descobrir se está realmente preparado(a) para uma. Faça a si próprio(a) as seguintes perguntas: Sinto-me subestimado(a) no trabalho? Sinto-me frequentemente aborrecido(a) com as minhas responsabilidades? Há alguma possibilidade de progredir nesta empresa? Estou preocupado(a) com a segurança do meu emprego? O meu salário é indicativo da quantidade de trabalho que tenho? A minha vida privada tem sofrido por causa do meu emprego? As suas respostas a estas perguntas devem fazer com que fique claro para si se necessita de procurar um novo projeto.

Identifique que tipo de mudança necessita

Se sente que está na altura de dar um novo passo na sua carreira, considere as suas opções. Fale com um supervisor no seu emprego atual sobre uma possível mudança de responsabilidade ou inclusivamente uma transferência para um departamento diferente. Muitas empresas oferecem cursos e formações especializadas a fim de ajudá-lo(a) a qualificar-se para funções diferentes. No entanto, no caso de se sentir compelido(a) a procurar oportunidades noutra empresa, decida primeiro se quer ter uma função semelhante, trabalhar no mesmo setor ou tentar algo completamente novo. Ter esta perceção facilitará a sua procura de emprego.

Dê o passo

Encontrar um novo emprego pode ser um processo longo e difícil, mas se estiver pronto(a) para dar esse passo, há muitas coisas que pode fazer para torná-lo mais fácil. Informe colegas de confiança e contactos profissionais de que procura uma mudança. Muitas vezes, estes contactos são a chave para um novo projeto. Consulte anúncios de emprego online e impressos. Crie e/ou atualize os seus perfis nos websites das redes sociais, como o LinkedIn; são uma excelente forma de se manter ao corrente do que está a acontecer no mercado de emprego e das notícias no seu setor. É igualmente útil recorrer à ajuda de consultores de recrutamento. Estes possuem frequentemente informações sobre oportunidades de emprego antes de as mesmas serem anunciadas e conhecem os gestores de RH pessoalmente. Certifique-se também de que o seu CV está atualizado, marque entrevistas e negoceie contratos.