You are here

Alcance os seus objetivos profissionais

Para assegurar uma sensação de realização pessoal e profissional, é importante definir objetivos imediatos e a longo prazo e manter-se fiel aos mesmos. Se der por si insatisfeito(a) ou com a sensação de que não consegue alcançar esses objetivos na sua função atual, está na altura de redefinir o seu plano de carreira.

Defina o seu objetivo

Em primeiro lugar: redefina os seus objetivos de carreira. Estes poderão ter mudado ao longo dos anos, à medida que cresceu profissional e pessoalmente. Faça a si próprio(a) as seguintes perguntas: O que me motiva a fazer um bom trabalho? Onde me vejo daqui a cinco anos? Quais são os três requisitos mais importante para aceitar um projeto? Ter uma ideia clara do que pretende no futuro torna mais fácil seguir em frente.

Expanda os seus conhecimentos e competências

Talvez um dos motivos pelos quais não conseguiu avançar e realizar o seu plano de carreira seja uma falta de competências. Avalie de forma realista os seus pontos fortes e fracos. Poderá ser útil participar em cursos ou obter certificações para seguir em frente.

Avalie o seu emprego atual

Agora que os seus objetivos estão claros, está na altura de examinar honestamente o seu emprego atual. Consegue alcançar os objetivos que definiu para esta função? Se a resposta é não, está na altura de fazer algumas mudanças. Discuta com os seus supervisores opções no contexto da sua empresa atual. Talvez possa assumir novas responsabilidades ou mudar-se para um novo departamento. No entanto, o seu plano de carreira poderá exigir que procure a progressão noutra organização.

Procure uma função melhor

Caso decida começar a procurar novo projeto, certifique-se de que o seu plano de carreira está sempre presente na sua mente. Candidate-se apenas a funções que acredita verdadeiramente que se enquadram na estrutura do seu plano de carreira. Isto poderá limitar o número de oportunidades à sua disposição, mas assegura que qualquer oferta que recebe é um projeto no qual está genuinamente interessado(a).

Confie no seu plano de carreira

Saber o que quer é uma vantagem quando decide fazer uma mudança de carreira. Se se mantiver fiel aos seus objetivos, dará por si entusiasmado(a) e empolgado(a) com as possibilidades. Este tipo de energia é atrativo para os gestores de RH e irá beneficiá-lo(a) durante o processo de candidatura. Também o(a) torna um colaborador melhor. Monitorize o seu progresso e reavalie o seu plano de carreira frequentemente, pois isso assegura que se mantém fiel ao que deseja numa carreira.