You are here

Desenvolvimento profissional

5 conselhos para atingir o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal
A tecnologia tem vindo a alterar significativamente a forma como vivemos as nossas vidas. Através de um “clique” podemos encomendar comida, um táxi e até marcar um encontro. Tudo se tornou infinitamente mais fácil de fazer na era da tecnologia, mas isto também significa que vivemos num mundo de constante conectividade. É maravilhoso que possamos conversar em tempo real através do FaceTime com alguém que se encontra noutro país, mas será que o facto de estarmos sempre online nos está a ajudar ou prejudicar?

Os 5 grandes benefícios de ter um Mentor
Ter um mentor pode ser uma poderosa ferramenta para qualquer profissional. Quer esteja no início da sua carreira ou já tenha alguns anos de experiência, ter alguém que o possa guiar e fornecer-lhe conselhos irá ajudá-lo e ao mesmo tempo desafiá-lo, dar-lhe uma direção e moldar a sua maneira de pensar.

A importância do networking
A sua rede de contactos pode ser vital para o seu sucesso profissional. Uma rede forte e expansiva dá-lhe uma visão aprofundada das tendências, assim como informações privilegiadas sobre ofertas de emprego e movimentações no seio da empresa.

Tire proveito das redes sociais
As redes sociais passaram a fazer parte das nossas vidas diárias. Websites como o Twitter e o Facebook não são apenas uma boa forma de manter o contacto com os amigos e a família; estes e outros websites semelhantes são também excelentes ferramentas para encontrar um novo emprego.

Pode o Facebook impedi-lo(a) de ser contratado(a)?
A internet tem atualmente um papel enorme no processo de recrutamento, tanto para empregadores como para candidatos.

Desenvolver a sua marca pessoal
Pense em algumas marcas de que goste. Porquê escolher estas marcas em vez de outras? Como comunicam consigo e porque atraem os seus clientes?

Dar um passo na direção certa
São muitos os motivos que levam as pessoas a decidirem-se por uma mudança na sua carreira. Talvez estejam insatisfeitas com o seu ambiente de trabalho ou se sintam pouco valorizadas e subestimadas.

Mudar o seu trajeto de carreira
Gostaria de desenvolver um novo plano de carreira? Quer pretenda mudar de emprego e funções ou mudar para um novo setor, são muitos os aspetos a considerar.

Negociar o seu salário
Quando inicia uma negociação salarial, deve ter uma expetativa realista e específica baseada nas suas competências, na sua experiência e no padrão atual do mercado.

Regras a seguir para a sua primeira semana numa nova empresa
A preparação é fundamental para um começo bem sucedido num novo projeto. As primeiras semanas em qualquer empresa são semanas de avaliação, pelo que é importante mostrar a imagem certa a partir do momento em que incorpora a organização.

Alcance os seus objetivos profissionais
Para assegurar uma sensação de realização pessoal e profissional, é importante definir objetivos imediatos e a longo prazo e manter-se fiel aos mesmos.

Como valorizar-se enquanto colaborador
Num mundo onde os objetivos de uma empresa mudam e crescem e as responsabilidades de um colaborador são ajustadas em conformidade, não basta simplesmente sentir-se confortável numa função.

Desenvolver competências transferíveis
Quando os gestores de RH avaliam potenciais colaboradores, observam não só as suas habilitações profissionais, mas também as soft skills.

Equilibre a sua vida pessoal e profissional
Conselhos práticos dos especialistas de recrutamento da Michael Page

Sugestões para evoluir para um cargo diretivo
A mudança para um cargo diretivo está repleta de novos desafios e responsabilidades. Estas novas expetativas podem ser um pouco intimidantes para quem se vê confrontado com elas pela primeira vez.