You are here

A importância da carta de apresentação

Com demasiada frequência, os candidatos à procura de emprego descuram a importância da carta de apresentação, deixando-a para o último minuto e não dedicando tempo suficiente a incluir informações importantes e relevantes. Contudo, este facto prejudica significativamente as suas probabilidades de ser chamado(a) e as hipóteses de lhe ser oferecido um emprego. Apresentamos as caraterísticas que tornam uma excelente carta de apresentação tão essencial.

A primeira impressão que deixa

Todos sabemos como é essencial causar uma boa primeira impressão, sendo particularmente importante quando se trata da sua carta de apresentação. Este documento único fornece aos gestores de RH e potencias empregadores uma visão privilegiada inicial sobre quem é enquanto profissional e indivíduo. Constitui a sua oportunidade para se destacar da concorrência. Nem todos os profissionais que se candidatam a um emprego são chamados para uma entrevista, pelo que, havendo por vezes centenas de candidatos a competir por uma função, deve utilizar a sua carta de apresentação para chamar a atenção na primeira fase de seleção. Deve adaptar a sua carta de apresentação ao projeto específico e, naturalmente, garantir a ausência de erros descuidados, de ortografia ou gramática.

A carta de apresentação realça o seu interesse sincero no projeto

A ortografia e a gramática são componentes importantes da sua carta de apresentação, mas também o são o seu vocabulário e o estilo. As palavras com que redige a sua carta de apresentação transmitem ao leitor a forma como processa informação e a comunica aos outros. A capacidade de comunicação é essencial em praticamente todos os setores e funções. Por outro lado, o seu vocabulário pode manifestar um interesse muito claro em trabalhar para a empresa e a sua determinação em provar o seu valor como o melhor candidato para o projeto. Este facto pode até tornar a carta de apresentação mais importante do que o CV aos olhos de muitos gestores de RH. Os nossos consultores podem fazer-lhe sugestões sobre a redação de uma excelente carta de apresentação para acompanhar o seu CV. Expresse o seu desejo genuíno de trabalhar numa empresa. Contacte os nossos consultores para obter todas as informações de que necessita para este e todos os outros passos do processo de candidatura.