You are here

Como escrever um CV de sucesso

O mercado de emprego atual é altamente competitivo. Não é invulgar que centenas de pessoas enviem candidaturas para uma única oferta de emprego. O que pode fazer para se destacar entre a multidão? Um currículo bem elaborado, impressionante e profissional, juntamente com uma carta de apresentação concisa, é a chave. A partir do seu CV, os potenciais empregadores decidirão se querem ou não convidá-lo(a) para uma entrevista. Consulte as nossas sugestões para criar um CV de sucesso.

Comece com uma boa carta de apresentação

A sua carta de apresentação poderá ser o primeiro documento que o potencial empregador lê sobre si. Dê uma resposta clara à pergunta "Porque sou a pessoa certa para esta função". A sua resposta deve ser clara e concisa e entusiasmar o leitor a querer saber mais sobre si. Poderá ser útil recorrer a um consultor de recrutamento para analisar a sua carta de apresentação, de forma a aumentar as suas hipóteses de conseguir uma entrevista.

Menos é mais

Um CV demasiado cheio e longo desmotiva imediatamente o leitor. Com centenas de currículos para analisar, os gestores de RH não têm muito tempo a perder. O seu CV deve realçar os momentos mais importantes e impressionantes da sua carreira. Não é necessário referir tudo o que fez ou alcançou; pode mencionar estes pormenores na sua entrevista ou fazer uma referência na carta de apresentação. Pergunte a si próprio(a) quais são as realizações mais aplicáveis para a função e destaque-as.

Refira os elogios que recebeu, mas mantenha-se honesto(a)

Um CV de sucesso é um CV verdadeiro. Evite a tentação de embelezar a experiência anterior. Graças à Internet, a verdade é facilmente detetável, por isso evite embaraços. O que deve fazer, no entanto, é apresentar-se a si próprio(a) sob a melhor perspetiva possível. Apresente o que faz de si único(a) e particularmente qualificado(a) para esta função. Seja ousado(a) e assertivo(a) na sua carta de apresentação. Se acredita que é a melhor pessoa para o emprego, faça os outros acreditarem nisso também.

A revisão é indispensável

Poucas coisas causam pior impressão do que uma gramática medíocre e erros de ortografia; revelam desleixo e a falta de atenção aos pormenores. Leia a sua carta de apresentação e o currículo em voz alta, pois pode ajudá-lo(a) a identificar erros que facilmente passariam despercebidos ao ler ou escrever. Peça também a um ou dois amigos para reverem a sua candidatura e procurarem erros. Lembre-se que o seu CV é a primeira impressão que irá provocar no empregador, por isso esforce-se por torná-lo excelente.