You are here

9 pontos que recrutadores e empregadores procuram num CV

Por vezes, os recrutadores e os gestores de RH dispõem apenas de uma quantidade de tempo limitada para pesquisar ou ler todos os CVs que recebem, o que torna um CV bem escrito indispensável se quiser passar à fase da entrevista do processo de candidatura. Nesse sentido, a Michael Page fornece-lhe uma lista de 9 pontos que os potenciais empregadores procuram num CV.

CVs que abordam especificamente a função

Ao invés de enviar CVs genéricos que poderão ser descartados, pesquise a função específica a que se candidata e adapte o seu CVs para ir ao encontro das necessidades e responsabilidades específicas a ela associadas.

Experiência relevante

Os gestores de RH irão examinar cuidadosamente a sua experiência profissional e académica à procura de aspetos do seu passado que sejam relevantes para o setor e função. Certifique-se de que inclui informações que realçam a sua experiência no setor específico.

Habilitações e competências

Inclua quaisquer habilitações e competências obtidas em cargos anteriores ou através de outras fontes que possa utilizar na sua futura função. Isto também pode incluir estágios, passatempos e seminários frequentados a título privado.

Sucessos e realizações

Uma das melhores formas de atrair a atenção do gestor de RH é falar dos seus anteriores sucessos e realizações em projetos e funções relacionados com aquela a que se está a candidatar. Isto permite ao gestor ficar com uma ideia melhor do que a empresa pode esperar de si no futuro.

Formação

Um CV bem escrito realça a sua formação relevante, em particular quando esta experiência formativa é recente. Se realizou cursos ou frequentou seminários depois de concluir a universidade, inclua informações a respeito dos mesmos, complementando a sua formação académica 

Fácil de ler

Independentemente das suas habilitações para uma função, os gestores de RH não irão ler o seu CV por completo se a leitura do mesmo for difícil. Sempre que possível, utilize bullets em vez de frases longas e escolha um layout e um tipo de letra que não cansem a vista.

Certifique-se de que não tem incoerências

Evite lacunas no seu CV e indique as suas experiências por ordem cronológica. Certifique-se de que não há incoerências nas suas descrições de responsabilidades e realizações anteriores.

Linguagem relevante

A sua escolha de palavras e o seu estilo devem ser coerentes com o setor a que se candidata. Leia a descrição do projeto para ter uma ideia melhor do tipo de linguagem que deve utilizar no seu CV.

Formato de ficheiro comum

Se enviar o seu CV eletronicamente, utilize um formato de ficheiro que possa ser aberto com programas comuns, uma vez que nenhum gestor de RH terá tempo para transferir e instalar um novo programa só para o seu CV.

Contacte os consultores da Michael Page para mais informações úteis sobre a redação do seu CV.