Quais as funções mais procuradas na área Digital

A pressão da transformação digital está a impulsionar o crescimento do recrutamento de profissionais para funções muito específicas na área Digital. Em Portugal, Digital Marketing Specialist, SEO, SEM, Data Analytics Manager, Content Marketing Manager, Head of e-Commerce, Social Media Specialist e Campaign Manager são as funções mais procuradas pelas empresas focadas na melhoria da competitividade, por serem encaradas como a chave para a diferenciação e inovação.

Machine Learning / Inteligênca Artificial, Internet of Things, Machine to Machine (M2M) e Big Data, são os principais pilares da transformação digital e de pressão para as empresas na adaptação às exigências de um mercado crescentemente digital, o que se traduz na necessidade de perfis cada vez mais qualificados e especializados.

As remunerações dos profissionais das áreas de E-Commerce e de Marketing Digital aumentaram 6% em 2017, e registou-se também um aumento de 8% e 12% no recrutamento de profissionais destas áreas.

 

Os perfis de E-commerce Director destacam-se em termos salariais, podendo chegar aos 77.000€. Já o Head of Digital regista valores salariais médios de 54.000€.

Apresentamos um resumo das funções mais requeridas:

  • Digital Marketing Specialist: a sua função consiste em analisar a empresa e o mercado para definir um plano estratégico de marketing digital para ajudar as empresas a maximizarem a sua visibilidade online e assim alcançarem objetivos específicos.
  • SEO: o especialista em SEO é responsável pela otimização das plataformas online da marca, para facilitar a sua pesquisa e acesso através de mecanismos de busca como o Google.
  • SEM: é responsável por definir e implementar um plano estratégico de Search Engine Marketing, envolvendo a vertente orgânica por SEO ou links patrocinados (Google AdWords).
  • Data Analytics Manager: desempenha um papel fundamental nos processos de tomada de decisões da empresa, trabalhando dados para fornecer uma análise abrangente.
  • Content Marketing Manager: é responsável por iniciativas de marketing no âmbito dos conteúdos, para gerar tráfego, envolvimento, leads, vendas e fidelização de clientes.
  • Head of e-Commerce: as suas responsabilidades incluem a análise, revisão, recomendação e implementação de mudanças estratégicas e táticas online que aumentam cada vez mais rígido rentabilidade do negócio.
  • Social Media Specialist: é responsável por administrar a estratégia de marketing da empresa nas redes sociais, desenvolvendo o conhecimento e reputação online da marca.

Segundo o estudo da Economia Digital em Portugal, realizado pela IDC, até 2020 espera-se que 85% da população portuguesa utilize internet. Também segundo a Magna Global, em 2017 o investimento em publicidade nos meios de comunicação deverá rondar os mil milhões de dólares, 50% dos quais em digital, ultrapassando pela primeira vez o investimento em televisão. Ainda neste âmbito e de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, em Portugal, 70% das empresas tem presença online, seja com uma simples página na internet ou com uma estratégia digital global pensada e bem definida. Neste contexto, as empresas procuram cada vez mais especialistas nesta área”, afirma Sofia Montalvo, responsável pela área de Marketing Digital e e-Commerce da Michael Page.

 

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.