Perfil do profissional da área digital

Mobilidade, Serviços Cloud, Tecnologias Sociais e Big Data são os principais pilares da transformação digital e de pressão para as empresas na adaptação às exigências de um mercado crescentemente digital, o que se traduz na necessidade de perfis cada vez mais qualificados e especializados. As empresas procuram sobretudo profissionais com:

 

  • Conhecimentos de SEO, SEM e AdWords (requeridos em 41% dos processos)
  • Conhecimentos em Web Analytics (29%)
  • Experiência em gestão de projetos e campanhas (27%)
  • Conhecimento de sistemas de gestão de conteúdo, como WordPress (26%) e Social Media Marketing (26%)
  • Familiaridade com tecnologias web (26%)
  • Conhecimento dos novos media digitais (23%)
  •  Domínio de linguagem HTML e HTML5 (20%), e-mail marketing (12%), Marketing da afiliação (11%) e publicidade display (11%)

 

No que concerne as softs skills, destacam-se:

  • Pensamento analítico (57%)
  • Elevada capacidade de comunicação (52%)
  • Criatividade (52%)
  • Trabalho em equipa ( 50%)
  • Proactividade e paixão (48%)
  • Opinião formada e crítica (44%)
  • Experiência anterior em iniciativas digitais (26%)

 

No campo da formação profissional, as empresas valorizam especialmente a formação universitária nas áreas de Economia e Gestão (36%), Marketing e Marketing Digital (35%) e Ciências da Comunicação (28%).

Segundo o estudo da Economia Digital em Portugal, realizado pela IDC, até 2020 espera-se que 85% da população portuguesa utilize internet. Também segundo a Magna Global, em 2017 o investimento em publicidade nos meios de comunicação deverá rondar os mil milhões de dólares, 50% dos quais em digital, ultrapassando pela primeira vez o investimento em televisão. Ainda neste âmbito e de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, em Portugal, 70% das empresas tem presença online, seja com uma simples página na internet ou com uma estratégia digital global pensada e bem definida. Neste contexto, as empresas procuram cada vez mais especialistas nesta área”, conclui Sofia Montalvo, responsável pela área de Marketing Digital e e-Commerce da Michael Page.

 

Pretende contratar na área digital? Contacte-nos   

Pretende recrutar?

Contacte-nos

Estudos Salariais

Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.

Saiba mais
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.