Mobilidade, Serviços Cloud, Tecnologias Sociais e Big Data são os principais pilares da transformação digital e de pressão para as empresas na adaptação às exigências de um mercado crescentemente digital, o que se traduz na necessidade de perfis cada vez mais qualificados e especializados. As empresas procuram sobretudo profissionais com:
- Conhecimentos de SEO, SEM e AdWords (requeridos em 41% dos processos)
- Conhecimentos em Web Analytics (29%)
- Experiência em gestão de projetos e campanhas (27%)
- Conhecimento de sistemas de gestão de conteúdo, como WordPress (26%) e Social Media Marketing (26%)
- Familiaridade com tecnologias web (26%)
- Conhecimento dos novos media digitais (23%)
- Domínio de linguagem HTML e HTML5 (20%), e-mail marketing (12%), Marketing da afiliação (11%) e publicidade display (11%)
No que concerne as softs skills, destacam-se:
- Pensamento analítico (57%)
- Elevada capacidade de comunicação (52%)
- Criatividade (52%)
- Trabalho em equipa ( 50%)
- Proactividade e paixão (48%)
- Opinião formada e crítica (44%)
- Experiência anterior em iniciativas digitais (26%)
No campo da formação profissional, as empresas valorizam especialmente a formação universitária nas áreas de Economia e Gestão (36%), Marketing e Marketing Digital (35%) e Ciências da Comunicação (28%).
“Segundo o estudo da Economia Digital em Portugal, realizado pela IDC, até 2020 espera-se que 85% da população portuguesa utilize internet. Também segundo a Magna Global, em 2017 o investimento em publicidade nos meios de comunicação deverá rondar os mil milhões de dólares, 50% dos quais em digital, ultrapassando pela primeira vez o investimento em televisão. Ainda neste âmbito e de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, em Portugal, 70% das empresas tem presença online, seja com uma simples página na internet ou com uma estratégia digital global pensada e bem definida. Neste contexto, as empresas procuram cada vez mais especialistas nesta área”, conclui Sofia Montalvo, responsável pela área de Marketing Digital e e-Commerce da Michael Page.
Pretende contratar na área digital? Contacte-nos
Estudos Salariais
Apresentamos uma análise salarial de diversas funções nos diferentes setores de atividade.