Tire proveito das redes sociais

As redes sociais passaram a fazer parte das nossas vidas diárias. Websites como o Twitter e o Facebook não são apenas uma boa forma de manter o contacto com os amigos e a família; estes e outros websites semelhantes são também excelentes ferramentas para encontrar um novo emprego. Crie um perfil público profissional que dê aos gestores de RH e consultores de recrutamento a oportunidade de conhecê-lo(a). Apresente-se sob a melhor perspetiva possível e desperte o interesse de potenciais empregadores desde o início através das redes sociais.

Explore websites de redes profissionais

Existem várias plataformas online concebidas especificamente para a ligação em rede profissional. O LinkedIn é a mais conhecida. Os profissionais conseguem encontrar de facto projetos através deste website, por isso prepare o seu perfil o mais rapidamente possível. Desta forma, será mais fácil encontrar pessoas que já conhece e conectar-se rapidamente a outros profissionais no seu setor. Utilize um CV e uma fotografia profissionais e não se esqueça de mencionar quaisquer competências e cursos especiais. Escreva uma biografia breve, mas pessoal, para atrair imediatamente a atenção de quaisquer potenciais empregadores. Mantenha o seu perfil atualizado e honesto.

Tenha cuidado com as informações pessoais

Um erro que muitas pessoas cometem é fornecer demasiadas informações pessoais. É um facto que os gestores de RH avaliam os seus candidatos analisando quaisquer perfis nas redes sociais, incluindo os que supostamente seriam "privados". O Facebook é um excelente exemplo desta realidade. Deve verificar constantemente as suas definições de privacidade para garantir que ninguém consegue ver informações que não quer que sejam públicas. Pergunte a si próprio(a): quero que o meu chefe veja ou saiba disto? De uma maneira geral, deve evitar fotografias e publicações embaraçosas ou impróprias em termos profissionais. Abstenha-se de utilizar uma linguagem ofensiva e seja objetivo(a) ao adicionar conteúdos.

Crie um website ou blogue e publique com frequência

Uma excelente forma de aumentar a sua presença online é criar um website ou blogue. O seu website não tem de estar relacionado com o trabalho. Pode ser sobre algo que o(a) apaixone. O entusiasmo é uma característica atraente para os potenciais empregadores. Associe o seu website aos seus perfis das redes sociais e participe em conversas em fóruns relacionados com o assunto. Atualmente, os gestores de RH e os consultores de recrutamento querem saber o máximo possível a seu respeito antes de o(a) chamarem para uma entrevista. Lembre-se disso e use as redes sociais em seu proveito!

Procura um projeto?

Encontre as melhores oportunidades no nosso website.

Candidate-se
Mantenha-se atualizado
Para que possamos ajudá-lo a construir uma carreira sólida, sugerimos que receba uma atualização semanal gratuita do novo conteúdo no seu e-mail.